Características de um líder formador de outros líderes

0
139

A multiplicação de líderes tem sido um grande desafio para a liderança de uma forma geral. Para que a multiplicação seja uma realidade, existem características específicas que não podem faltar na vida de um líder que se reproduz.

Um líder só consegue se reproduzir e formar uma equipe se ele tiver algumas características importantes e indispensáveis em sua vida, por exemplo, o líder precisa tomar um cuidado enorme para não confundir falha de caráter com fraquezas. As fraquezas são bem toleradas pela equipe, mas falha de caráter, não.

Existem líderes em que a falha de caráter é visível e, justamente, quando eles estão conquistando o coração da sua equipe, as pessoas notam a falha de caráter e vão embora.

A palavra de um líder precisa ser “sim, sim; não, não” (Mateus 5.37); ele precisa honrar o que fala; precisa ser uma pessoa verdadeira, onde a mentira não faz parte de sua vida; não pode ficar dando desculpas para tudo e não pode ter “duas caras”, uma na frente da equipe, outra longe dela.

A falha de caráter pode fazer com que as pessoas não só não entreguem o coração ao líder, como, também, se distanciem dele.

Outra característica importante é a influência. Se Liderar é influenciar, todo líder que quer crescer, está caminhando em alguma direção. E, nesta caminhada, ele vai precisar convencer outras pessoas a caminhar com ele e a embarcar no projeto em que ele está trabalhando. Se o líder quer se reproduzir, ele vai ter que ser um bom influenciador. O líder só consegue se multiplicar se ele for bom na arte de influenciar pessoas.

O líder também vai precisar ter atitudes positivas diante da equipe. Pessoas que costumam ter atitudes positivas e de fé são pessoas que não se sentem limitadas diante dos obstáculos.

Quando o líder não tem atitudes positivas, a equipe fica insegura esperando o momento em que ele vai desistir; pois, para a equipe, é só uma questão e tempo. Por isso, ela não se junta ao líder nos projetos.

Uma pessoa que tem uma atitude positiva, ela cria um ambiente de fé para que as pessoas que a estão seguindo possam confiar em sua liderança.

O líder que se multiplica, também precisa saber quais são as suas melhores habilidades e quais delas ele tem facilidade de desenvolver.

As pessoas valorizam e muito as habilidades. As habilidades ajudam o líder a influenciar pessoas a embarcarem nos projetos que serão lançados por ele.

Por isso, além do líder saber quais são as habilidade que ele têm, ele precisa estar sempre buscando melhorar cada uma delas.

E, se o líder quer ser um líder que se reproduz, ele vai precisar ter iniciativa. Ou seja, ele vai ter que colocar as coisas para funcionar e fazer acontecer.

Existe uma frase de John Maxwell que é muito divulgada no meio dos grandes líderes – “Simplesmente faça!” – Quando o líder tem iniciativa, esta frase faz parte do seu dia a dia. Ele, simplesmente, faz acontecer. E, justamente, por isto, as pessoas o seguem. Porque vêem que ele não é aquele tipo de pessoa que só fala; ele faz.

Além disto, a equipe vai precisar perceber que o líder é autoconfiante. Uma das coisas que podem impedir a multiplicação de um líder é quando a equipe percebe que o líder não tem certeza de que os projetos que está lançando darão certo.

A equipe precisa olhar para o líder e sentir que ele é confiante e seguro. Todos precisam ver Deus na vida do líder através da confiança que o líder passa ao lançar um projeto para o crescimento do Reino de Deus.

Quando o líder consegue reunir caráter, influência, atitudes positivas de fé, habilidades, iniciativa e autoconfiança, a equipe não só o segue como, também, se espelha e a reprodução se dá automaticamente.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA