Baseando as lições da célula no sermão do pastor

0
93
title=

Cada vez fico mais entusiasmado com a eficácia do uso do ensino do pastor (sermão) como base para a lição da célula. Estamos praticando isso na nossa igreja aqui em Moreno Valley há anos e cada vez mais reconheço sua importância. Aqui estão algumas razões:

1. Faz a conexão do grupo pequeno com o grupo grande. Basear a lição da célula no sermão de domingo serve como lembrete constante de que a célula não é uma entidade independente e autônoma. O propósito e a visão mais amplos da célula são de edificar a igreja local. A expectativa é de que os que estão na célula também façam parte do encontro de celebração de domingo – ou ao menos sejam evangelizados para futuramente se integrarem no culto de celebração.

2. Faz a aplicação da mensagem expositiva/de ensino à vida real, 24 horas, sete dias por semana. Aprecio a igreja que tem um programa bem planejado de pregações e faz com habilidade do púlpito a exegese da inerrante Palavra de Deus. No entanto, as melhores igrejas reconhecem com humildade que mesmo sermões excelentes são inadequados para transformar completamente seus ouvintes. George Barna e outros relatam que os que frequentam a igreja nos Estados Unidos não estão aplicando o que ouvem. As estatísticas demonstram que os frequentadores de igreja norte-americanos não são significativamente diferentes dos que não vão à igreja (por exemplo, ética, moral, divórcio, pornografia etc.). Quando uma igreja pede a cada membro para discutir e aplicar a mensagem de domingo numa célula durante a semana, há uma chance muito maior de a transformação, em vez da informação, acontecer.

3. Esse é o padrão das igrejas em células ao redor do mundo. Quando pesquisei essas igrejas, percebi que todas — sem exceção — baseavam suas lições das células no ensino do pastor (seja o sermão de domingo ou o ensino expositivo do meio da semana).

4. Provê um suprimento inesgotável de materiais. Comprar materiais para as células na livraria cristã local pode ser bastante oneroso. E até mesmo o melhor material acaba se esgotando. Quando a lição é baseada no ensino do pastor, há um fluxo constante de novos materiais — desde que o pastor não repita o mesmo sermão toda semana!

5. Alivia a pressão sobre o líder. Já é suficientemente difícil liderar uma célula. Há pessoas a serem visitadas, desenvolvimento de liderança a ser feito etc. Acrescentar a necessidade de preparar a lição pode fazer o líder se sentir sobrecarregado. Distribuir perguntas baseadas na mensagem do culto de domingo ajuda a aliviar a carga de trabalho do líder.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA