Aprendendo com os Bereanos – At 17.11

0
609

No Livro de Atos, o escritor Lucas conta a história do início do trabalho missionário na cidade de Beréia, situada na antiga Macedônia. Paulo e Silas tinham vindo de Tessalônica, de onde saíram as pressas por causa da perseguição, mas chegando em Beréia encontraram um clima completamente diferente.

I. Procedimentos dos Bereanos

Foram receptivos:

“receberam a palavra com toda avidez”. O dicionário diz que avidez é a qualidade do que é ávido, do latim avidu, que significa: sôfrego, sequioso, esfomeado, voraz, que deseja veementemente.

Quer dizer, os bereanos buscaram a Palavra como quem está com muita fome e sede, como quem tivesse acabado de chegar de um lugar flagelado pela seca, como fala, de maneira figurada, o profeta Amós (8.11). “Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR”.

Eram diligentes:

Encontravam-se diariamente para estudar com Paulo e examinar as Escrituras.

Eram cautelosos:

Possuíam um ceticismo saudável. Não aceitaram as palavras de Paulo e Silas sem verificarem eles mesmos. É exatamente isto que o verso 11 descreve. Os bereanos fizeram questão de conferir nas Escrituras toda a doutrina de Cristo e da Igreja que o apóstolo Paulo lhes trazia. Exatamente por isso foi que tantos judeus se converteram a Cristo naquela cidade. Estes bereanos são exemplos que cada discípulo de hoje precisa seguir.

Eram leais

Eram Leais a Deus e à Sua Palavra. Reconheciam as Escrituras como sendo a autoridade máxima em religião.
Não examinaram o que Paulo dizia à luz de suas crenças previamente sustentadas; nem à luz do que era “prático” ou “funcional”. Eles examinaram os ensinos de Paulo à luz das Escrituras!

II. Lições para nossa vida:

Não podemos mudar de idéia nem de convicção só porque alguém ensina algo novo. Diariamente é preciso examinar as Escrituras para ver se tudo o que esse alguém transmite é de fato assim. Se essa pessoa se sente ofendida porque procedemos desse modo é péssimo sinal.

Precisamos de mais discípulos que estejam prontos a receber a verdade, mas que sejam convencidos, pela Bíblia, de que determinado ensino é verdadeiro antes de o aceitarem!

Devemos estar envolvidos com as Escrituras.”Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão.” I Timóteo 4.13

CONCLUSÃO: Que haja em nós a mesma avidez dos bereanos, uma avidez diária e insaciável, que nos leve a ler, examinar e conferir a Palavra, crer nela e ser transformado por ela. Pois é através da palavra que temos o conhecimento da graça de Jesus e ela quem diz que todo aquele que Nele crer tem vida eterna. Você precisa recebe-lo como Senhor e salvador.

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA