Aprendendo a dizer não

0
79

Se as pessoas vão ter o “tempo” para se concentrar no ministério celular, elas não devem ser sobrecarregadas com ministérios e programas adicionais. Estou convencido de que aprender a dizer NÃO é um dos princípios mais importantes da igreja em células. Há um milhão de coisas boas que irão surgir batendo- ou até socando- a porta de sua igreja. Esses são programas bem-intencionados por pessoas bem-intencionadas, mas eles irão certamente afogar seu ministério celular. NÃO é uma palavra abençoada na igreja em células. Se você não aprender a dizer NÃO, seu sistema de igreja em células irá tropeçar.

Quantas vezes eu já ouvi, “Esse programa irá fortalecer nosso ministério celular, fazendo líderes de célula melhores…” Tome cuidado sobre esse tipo de argumento. Por um lado, todos os programas no mercado podem ter algum benefício a longo prazo para os líderes de células. Mas, durante esse período, esses programas irão afastar o líder de seu trabalho principal. Eles exigem um monte de tempo extra e normalmente apenas beneficiam o líder de célula indiretamente.

Não adicione programas com a esperança de que eles de alguma forma irão beneficiar o ministério celular a longo prazo. Billy Hornsbee escreve: “Há muitas boas ideias que nós queremos anexar às células para ajudá-las a serem bem-sucedidas. Esses anexos são simplesmente desnecessários. Na verdade, eles irão eventualmente ser um fardo tão grande para os grupos de célula que haverá um fator “sobrecarga” que irá matar um grupo de célula após o outro, juntamente com sua liderança.” É certo que, depois de a filosofia da igreja em células ter sido cuidadosamente formulada como parte da igreja, outros ministérios podem ser acrescentados (algumas igrejas têm até mesmo ministério de TV e/ou de Rádio). Esses novos ministérios não são vistos como competitivos, porque todos da equipe compreendem onde eles se encaixam. Esperançosamente, sua igreja em células irá chegar nesse lugar. Muitas das igrejas em células mundialmente marcantes chegaram nesse ponto. Elas sabem onde elas se encontram e as outras sabem onde elas se encontram.

No entanto, a maioria das igrejas estão tão acostumadas com o tradicional estilo de programas do ministério que você precisará aprender a dizer “Não.” Isso é especialmente verdadeiro nas fases iniciais- antes de o ministério da igreja em células ser um estilo de vida. Nesse estágio inicial, você deve ser extremamente cuidadoso com a adição de novos programas. É como plantar um novo jardim. Você deve dar às sementes a chance de crescerem arrancando as ervas ruins pela raiz, o que destruiria o novo crescimento. Você deve regar e fornecer a luz solar suficiente. Quando você primeiramente plantar a filosofia da igreja em células, você a protege da erva dos programas e atividades que concorrentes.

Para muitas igrejas em transição para o estilo de vida em células, é aconselhável colocar uma moratória sobre os novos programas por um certo tempo. Diga às pessoas que você precisa estabelecer a filosofia de células como um estilo de vida na igreja.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA