A primeira assembleia baseada em células

0
100
title=

Uma história bastante conhecida e altamente aplicável do Antigo Testamento é o conselho de Jetro a Moisés. Rob Campbell falou sobre isso em um blog, intitulado “Presente de Deus: Uma Equipe”, no qual ele destacou como Moisés aprendeu sobre sua necessidade pelo ministério em equipe. Muitas igrejas em células, de fato, baseiam toda a sua estrutura de treinamento no conselho de Jetro a Moisés. Jetro começa esclarecendo o porquê: “O que você está fazendo não é bom. Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. “Você não pode executá-la sozinho” (Êxodo 18.17,18). Depois, Jetro sugere o como: “escolha dentre todo o povo homens capazes, tementes a Deus, dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto. Estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Eles estarão sempre à disposição do povo para julgar as questões. Trarão a você apenas as questões difíceis; as mais simples decidirão sozinhos. Isso tornará mais leve o seu fardo, porque eles o dividirão com você” (Êxodo 18.21-23).

Jetro deu a Moisés a liberdade para se concentrar naqueles que iriam cuidar do resto do povo. Os líderes dos grupos de 10 forneceriam cuidados, conselhos e ensinamentos íntimos. Aqueles sobre 50 pessoas “treinariam” os líderes dos grupos de dez, e assim por diante. Cada líder era cuidado para que Moisés pudesse se concentrar apenas nas questões de nível superior. Ao seguir o conselho de Jetro, Moisés podia cuidar de 2,5 milhões de israelitas. Eu gosto de dizer que esta foi a primeira assembleia do povo de Deus baseada em células.

Muitas igrejas hoje usam o modelo Jetro como a sua estrutura organizacional primária. A Igreja do Evangelho Pleno (“Yoido Full Gospel Church”), por exemplo, tornou-se a maior igreja na história do Cristianismo usando o Modelo de Jetro. Os 25.000 grupos de dez cuidam dos 250.000 membros, mas há muitos treinadores de 50s, 100s e 1000s. David Cho brinca que ele joga mini golfe em seu escritório porque ele não tem muito o que fazer! Mario Vega pode cuidar das 100.000 pessoas de sua igreja através das 10.000  células.

Mas e se sua igreja tem 50, 75 ou 100 pessoas (como a maioria das igrejas do mundo)?. A questão crítica, pastor, é dar mais e mais poder e responsabilidade a seus líderes de célula e, eventualmente, aos seus treinadores. Imagine-se se tornando um “fazendeiro”, (cuidando dos líderes que estão pastoreando as ovelhas), ao invés de fazer tudo pessoalmente. O conselho de Jetro é tão relevante hoje como era naquela época.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA