A Parábola da Ovelha Perdida – Lucas 15.3-7

0
1042

Nessa parábola Jesus, para exemplificar o amor de Deus por aqueles que estão perdidos, usa como pano de fundo a história de um homem que cuidava de cem ovelhas, mas que acaba perdendo uma delas.

Esse homem, sem hesitar, deixa as noventa e nove ovelhas que estão a salvo e empreende uma jornada em busca daquela que se desgarrou. Quando a encontra faz uma grande festa diante da sua comunidade pela conquista de achar a ovelha que estava perdida.

Cada ovelha é preciosa.

Muitos poderão dizer que esse homem da parábola foi negligente por deixar suas noventa e nove ovelhas e ir atrás de apenas uma que estava perdida. Porém, o ensino bíblico é que cada ovelha é preciosa. Cada vida é muito preciosa aos olhos de Deus. Está ai o porquê Jesus ter dado Sua própria vida em resgate de Suas ovelhas que estavam perdidas e tê-las resgatado.

As ovelhas que não estão perdidas não precisam do mesmo cuidado que a que está perdida.

Quando uma ovelha está perdida ela passa a necessitar mais de atenção. Ela precisa de mais cuidados, de correção, de amparo, de instrução. Nesse sentido, o homem da parábola age corretamente como alguém que deseja ver sua ovelha novamente “encontrada”. Assim também é com Deus, que busca as Suas ovelhas desgarradas a fim de vê-las em Sua presença novamente. E é evidente que elas precisam de mais cuidados que aquelas que não estão perdidas.

A alegria de encontrar uma ovelha perdida é muito grande.

O coração egoísta quer toda a atenção para si, mas aquele que vê a dor do “outro” se alegra sobremaneira pela recuperação de alguém que, antes, parecia irrecuperável. Foi o caso dos amigos e vizinhos do homem que recuperou a ovelha perdida e também do “céu” que se alegra quando um pecador se arrepende. Não há espaço para egoísmo, mas sim para festejar.

Conclusão.

De certa forma todos nós já fomos ovelhas perdidas. Já estivemos longe de Deus e, Ele, amorosamente, nos resgatou e nos trouxe de volta à Sua presença. Assim, devemos também, amorosamente, cooperar com Deus na busca das ovelhas perdidas que estão por esse mundo afora. Essa é uma mensagem muito forte que a parábola passa e que Jesus quis incutir na mente dos religiosos daquele tempo.

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA