A mistura errada na célula

0
1297
title=

Observe a seguinte afirmação: “Do mesmo modo que a família de Deus inclui pessoas de todas as origens e idades, assim também deve ser a nossa célula”. Essa atitude, por mais plausível que pareça, pode terminar disparando a “bala” da mistura errada. O assunto aqui é a composição.

Células que mesclam todos os tipos de pessoas e idades podem funcionar, mas, a longo prazo, elas normalmente sofrem. Se os membros não tiverem fortes vínculos sociais, como acontece numa igreja pequena, muitas pessoas simplesmente se sentirão desconfortáveis na célula, com outros que não compartilham seus interesses e experiências.

Por outro lado, células que lutam desesperadamente para ser homogêneas podem cair na armadilha do exclusivismo. Os membros podem ficar tão familiarizados uns com os outros a ponto de faltar um saudável estímulo interno. Um grupo de pessoas que são parecidas demais pode ser uma mistura errada também, algumas vezes.

Quando a composição da célula é ignorada, Satanás é rápido em transformá-la numa arma mortal. Mas, como se desviar dos dois extremos?

Primeiro, tente estruturar sua célula ao redor de pessoas que tenham aproximadamente a mesma idade. Uma variação de dez anos entre os mais jovens e os mais velhos funciona bem. Pessoas de idade parecida costumam ter semelhantes necessidades e interesses. Muitas igrejas com fortes ministérios de células – onde mais de cinqüenta por cento dos membros adultos participam fielmente – seguem esse princípio.

Segundo, dê às pessoas, sempre que possível, a possibilidade de escolher a célula em que querem participar. Essa flexibilidade impedirá agrupamentos rígidos baseados apenas na idade (ou qualquer outro fator), que pode ser um fator determinante impedindo a integração.

Terceiro, discuta o assunto da composição na sua célula. Se todos estão confortáveis com as amplas diferenças de idade na célula, tudo bem – mas faça isto com propósito, não descuidadamente.

Tenha em mente que diferenças de personalidade inevitavelmente surgirão, apesar das semelhanças de idade e outros fatores comuns. Encorajem uns aos outros a mostrar “tolerância para com os outros em amor” (Efésios 4.2), mas reconheçam também o direito das pessoas de mudar de célula por causa de diferenças de personalidade, idade, interesses, ou quando outras soluções não tiverem funcionado. Em todo caso, devem fazê-lo em amor, conversando com seus discipuladores e todos os líderes envolvidos, para não ficar qualquer mal entendido ou estremecimento.

Extraído da apostila Liderança de célula bem-sucedida, do SEMDA | Adquira: (85) 3476.1205  [email protected]

Jovah_Banner

Fonte