A importância de estudar Teologia

0
1310
title=

Sempre houve, e nesses últimos dias que antecedem a volta de Jesus, muito mais, a necessidade de conhecimento em todas as áreas da vida.Os que lidam com atividades na igreja não devem ficar aquém dos que exercem atividades seculares, e também têm a necessidade de obter conhecimento, principalmente, no tocante a questões bíblicas, doutrinárias e teológicas. O conhecimento teológico é cada vez mais importante na vida de todo o povo de Deus, e principalmente de seus líderes.

Para que serve a Teologia?

A formação teológica oferece a todos os membros da Igreja e principalmente aos que lideram na igreja a oportunidade de entender, de modo científico e sistemático a fé cristã, tendo a condição de explicar as razões do que crê (1Pd. 3:15) e permitindo estar capacitado para uma melhor atuação como verdadeiro discípulo (João 8:31) no serviço da igreja (Efe. 4:11-16).

Além disto, o estudo organizado da Bíblia fará com que conheça com maior profundidade a Palavra de Deus, crescendo em sua devoção e espiritualidade (Oséias 4:6. 6:3).

unidabiblia1-250x250Quanto mais conhecemos a Deus, através da sua Palavra, mais o amamos (João 14:21-24). Sua doutrina determinará como vivemos e o que fazemos ou deixamos de fazer, em casa, na escola ou na igreja, tudo isso é frutos e nos identifica pelo que cremos. Para ter uma vida espiritual sadia e equilibrada precisamos conhecer melhor a Deus, e isso só é possível por meio do conhecimento de sua Palavra.

Finalmente, qualquer cristão que se preze, sabe que isso é um mandamento de Deus. Temos vários textos bíblicos dizendo que devemos estudar a Palavra de Deus, de modo que se não o fazemos estamos no mínimo desobedecendo a Deus explicitamente.

Quem precisa estudar Teologia?

A formação teológica é necessária a todo aquele que deseja entender e aprofundar seu relacionamento com Deus, e acima de tudo, servi-lo melhor. Especialmente para os que querem pregar, ensinar e influenciar outras pessoas com o seu conhecimento de Deus.

É necessária, também, para os que querem ter resposta para as grandes questões da vida, entendendo quem são, de onde vieram e para onde vão. Além disto, precisam de teologia os que querem ter uma vida cristã sólida, não caindo no engano das seitas e dos modismos religiosos, podendo afirmar o que a Bíblia recomenda para todas as áreas da vida humana.

Uma vez que Deus se preocupou em revelar-se ao homem, cabe agora a nós fazer uso desta revelação para nos relacionarmos com Ele. De fato, quanto mais se conhece acerca de Deus, mais nos relacionamos.

Um outro motivo é a defesa da fé para nós mesmos. Se a teologia não for uma de nossas preocupações, mesmo sendo cristãos, estaremos à mercê de pessoas e religiões que não ensinam a verdade e não teremos nenhuma defesa contra elas.

Em suma, a lógica é: se de fato cremos que existe um Deus e que Ele se relaciona conosco, por que não iríamos tentar entendê-lo? Seria como querer manter uma amizade com alguma pessoa sem fazer qualquer esforço para conhecê-la. Principalmente se você participa de qualquer segmento da igreja, em posição de liderança, e lida com questões bíblicas e doutrinárias, influenciando, aconselhando e orientando pessoas; indubitavelmente você precisa de formação teológica para ser um líder com qualidade de vida espiritual e que realiza suas tarefas de forma eficaz e segura.

 

DEIXE UMA RESPOSTA